A nossa história inicia com a transição do governo de Fernando Henrique Cardoso para Luiz Inácio Lula da Silva, quando transformou a política pública do Pronaf Infraestrutura para Pronaf Territorial (Vale do Mucuri) contemplando as regiões mais carentes do Brasil
Com essa mudança, foi criado no território do Vale do Mucuri a Comissão de Implementação de Ações Territoriais - CIAT; sendo os membros desta comissão representantes da sociedade civil e pública. Com essa política foi liberado o primeiro recurso para implantação de campos experimentais.
Além disso, através do recurso (Pronaf Territorial) - o Plano de Desenvolvimento Territorial Rural Sustentável - PDTRS; sendo eleito 6 eixos temáticos, onde um deles era "Educação do Campo no Vale do Mucuri", onde realizando o diagnóstico rápido Participativo - DRP; detectou-se a evasão escolar de 44% dos jovens do ensino médio da região Oeste do Mucuri.
Devido a infraestrutura das estradas e para conciliar o trabalho no meio rural, foi levantada a necessidade de criação de uma escola que atendesse os filhos dos agricultores. Foi então que em 29 de junho, criou-se a Associação AEFAOM, com a participação de agricultores, prefeitos, vereadores, AMEFA, EMATER e demais autoridades do estado com intuito de criar a escola
Para atender a essa necessidade e outras mais, através da AEFAOM e com a força de todos, criou-se a EFASET dentro do município de Malacacheta visando atender além do seu município, atender também os municípios de Setubinha, Franciscópolis e Poté, se dando a inauguração e funcionamento da escola em 05 de maio.
A escola expandiu e hoje somamos 12 municípios atendidos do Vale do Mucuri, Rio Doce e Jequitinhonha. Mais de 185 estudantes formados, ingressando na sociedade pessoas capacitadas para geração de emprego, renda e uma melhor condição de vida de todos da região.