EFASET

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EFASET

“O Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho” como empresas – propriedades – empreendimentos, relacionado ao setor Agropecuário. A fim de que o estudante possa obter o diploma de técnico em Agropecuária.
A Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, descreve o estágio como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante. O estágio integra o itinerário formativo do educando e faz parte do projeto pedagógico do curso.
De acordo com a Organização Curricular da EFASET, aprovada pelo seu Conselho Deliberativo e pela Superintendência Regional de Ensino da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, o estágio supervisionado possui Carga horária de 360 horas. Sendo o mesmo de caráter obrigatório, uma vez que faz parte da formação integral do estudante, devendo ser cumprido durante as três séries do curso médio/técnico em agropecuária, devendo ser cumpridas em todas as etapas no período vigente da 5ª a 10 ª sessão família, sendo as etapas de:

SérieCARGA HORÁRIA DE ESTAGIO
1º ano80 horas
2º ano120 horas
3º ano160 horas
Total360 horas

De acordo com a Legislação em vigor, quanto à sua necessidade (art. 16 e item 16.2 da Indicação CEE nº 08/2000), assim como, nos termos de sua carga horária mínima (art. 16, item 16.2.1 da Indicação CEE nº 08/2000). O estágio deve ser realizado em instituição e/ou propriedade com supervisão e acompanhamento direto de um profissional de nível técnico ou superior da área abrangente, deve ser orientado (a) pelo monitor designado da EFASET.
A partir do estágio supervisionado o estudante busca ampliar ainda mais sua visão teórica, articulando-a com a árdua prática do dia-a-dia. Além conseguir propor ações que lhe permita fazer uma mediação entre a singularidade, particularidade e a totalidade do real.
O processo de supervisão é um momento de aprendizado na qual o estudante tem o primeiro contato com o fazer profissional. É um encontro com a realidade, momento de observação e análise do futuro campo de atuação.
Nesse sentido o processo de supervisão é de suma importância na formação profissional do estudante, pois ajuda a ter um entendimento amplo no que tange os desafios de um técnico em agropecuária. 

Clique no botão abaixo para exibir os documentos

Lista de Documentos